Para Noivas de tudo um pouco!!

Decoração,bolos,doces e salgados finos e comuns! Enfim sua festa completa.

CONFEITARIA DOCE!!

BICOS DE CONFEITAGEM


 Post foi criado para atender à inúmeros pedidos de pessoas que desejam conhecer o que cada bico de CONFEITAGEM faz. Os bicos aqui apresentados são da Wilton.

Os bicos são divididos por tipos: Perlé, Pitanga aberta, Pitanga fechada, Serra, Pétalas, Folhas, Múltiplo e Chuveiro, Babados, Diversos, Flores especiais.
PERLÉ: Bicos muito usados para fazer hastes, escrever, contornos, bolas, poás, esferas e rendas.

Receita de Bicos de Confeitagem
PITANGA ABERTA: Com estes bicos podemos fazer flores, estrelas e reproduzir conchinhas.

Receita de Bicos de Confeitagem
PITANGA FECHADA: Como os da pitanga aberta mas com ranhuras profundas.


Receita de Bicos de Confeitagem
SERRA: Estes bicos possuem dois lados; sendo um liso e outro serrilhado com exceção dos bicos 44 e 45.
São ótimos para efeito de cestas, ondulados e fitas.

Receita de Bicos de Confeitagem
PÉTALAS: O bico 116 é ideal para fazer rosas grandes. Os demais; plissados, drapeados, de flores, arcos e festões.


Receita de Bicos de Confeitagem
FOLHAS: Para que as folhas saiam perfeitas, deve-se trabalhar controlando a pressão feita no saco de confeitagem e, ao mesmo tempo fazendo movimentos para frente e para trás para obter as ranhuras.

MÚLTIPLO E CHUVEIRO: Para imitar grama; utilize o bico 233. Com outros, podemos fazer cabelos, cordas, linhas e estrelas. O bico Triple Star auxilia no preenchimento mais rápido de áreas grandes.


Receita de Bicos de Confeitagem
Receita de Bicos de Confeitagem
BABADOS: Ótimos para acabamentos. Conseguimos também babados e conchas.


Receita de Bicos de Confeitagem

DIVERSOS: Corações, conchas, árvore de Natal, babados e cordões.

Receita de Bicos de Confeitagem
FLORES ESPECIAIS: Garantem o formato de flores por conter pino preso internamente no centro. Os bicos maiores são usados para aplicar massa de biscoito.

Receita de Bicos de Confeitagem
Crédito do texto e imagens: Wilton e Cake Decorating Tips
Dicas:
Há no comércio diversos modelos e Kits de saco e bicos de confeitagem.
O Kit Master Tip Set possui 52 bicos, contendo todas as categorias de bicos acima, com exceção dos bicos para babados. Também está incluso neste conjunto, dois adaptadores domésticos e dois suportes para decoração de flores.
Você encontra kits em lojas/casas de produtos culinários para confeitagem/festas e até mesmo em casas de embalagens.

Créditos e fotos: receitas de mãe
MOLDANDO CHOCOLATES PASSO A PASSO.
02 de julho 2011


Os transfers de chocolate são desenhos feitos de manteiga de cacau e corante alimentício em uma folha de acetato. Próprios para decorar bombom, alfajor, pão-de-mel,  ou então para criar lindos efeitos decorativos para bolos, tortas, doces, sobremesas e cupcakes.
Você pode trabalhar com os tranfers de quatro maneiras diferentes: Com moldes especiais para transfer; cortando  transfer e colocando no molde para chocolate; cortando o transfer e aplicando por cima do bombom já pronto ou passando chocolate por cima do transfer.
Com moldes especiais para transfers
Os moldes (fôrmas) especiais em policarbonato possuem uma placa imantada que se encaixa perfeitamente na parte inferior do molde ficando preso pelos imãs presentes também no molde. Ou seja, a fôrma é vazada e tem uma placa de metal com imãs que se prende no fundo. O transfer é colocado sobre a placa e, depois é só utilizar como uma fôrma comum. Quando retirar os bombons; eles já sairão com o desenho escolhido.
Cortando transfer e colocando no molde para chocolate
Procure utilizar molde de fundos retos. Corte a folha do transfer do tamanho de cada cavidade do seu molde para chocolate. Não esqueça de manter a face com o desenho (a parte da manteiga de cacau) para cima, para que ela tenha contato com o chocolate. Agora é so colocar o chocolate, levar para a geladeira para esfriar, desenformar e retirar o acetato de cada bombom. O desenho escolhido já estará grudado nos bombons.
Não é recomendado moldes com curvaturas acentuadas.
Cortando transfer e aplicando por cima do bombom
Nesta técnica os bombons não ficarão tão perfeitos quanto feitos em um molde. Requer muita habilidade para que se consiga a perfeição. Depois dos bombons prontos, desenformados, recorte a folha de transfer de maneira que fique um pouco maior que cada bombom.Pincele um pouco de chocolate derretido sobre cada bombom. Em cada um deles aplique um transfer. Depois que o chocolate endurecer, retire o acetato e retire prováveis rebarbas com faca quente.
Esta é uma técnica muito usada em alfajores e pão-de-mel.
Passando chocolate por cima do transfer
Esta é uma técnica muito utilizada para fazer decorações requintadas para bolos, sobremesas, tortas, cupcake,…
Consiste em criar tiras de chocolate decoradas.
Recorte a tira de tranfer no formato desejado: coração, leque, estrela, tira,…
Supondo que a peça escolhida foi uma tira; coloque-a na mesa com os desenhos para cima, para que tenham contato com o chocolate. Espalhe chocolate por cima da tira de transfer com uma espátula. Cuide para que no seu transfer o chocolate fique com mesma espessura em toda sua extensão. A dica para que se consiga espessura igual, é utilizar duas réguas de mesma espessura, encaixando o transfer no meio, para por fim passar o chocolate.
Coloque a tira de transfer numa tábua ou bandeja sem bordas, forrada com papel manteiga, e leve por 1 a 2 minutos na geladeira para endurecer ligeiramente. Quando pronto é só retirar o acetato que sua tira decorada estará pronta.
Dicas de Mãe
As folhas de transfers para chocolate são facilmente encontradas em casas/lojas de produtos culinários para festas/confeitaria; geralmente no tamanho de 30cm x 40cm.
Você poderá escolher desenhos de sua preferência como desenhos infantis, diversos, listrados, com mensagens, de Natal, de animais, de flores, para Páscoa, para casamento,…
As fôrmas de policarbonato próprias para transfer também são encontradas nas boas casas do ramo.


Receita de Moldando o Chocolate

Receita de Moldando o Chocolate
1º Passo: Despeje com uma colher, apenas um pouco do chocolate derretido na fôrma, deixando uma camada de chocolate bem fina.
Segure a fôrma pelas extremidades, evitando transmitir o calor da mão para a massa temperada. Veja na foto que está incorreta a maneira de segurar a fôrma.
2º Passo: Incline a fôrma e raspe a superfície plana com uma espátula. Cubra com papel manteiga ou alumínio e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, com a cavidade voltada para cima.
3º Passo: Retire a fôrma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. Não esqueça de girar a fôrma ou de usar uma colher para espalhar o chocolate por igual.
4º Passo: Repita a operação retirando o excesso com a espátula. Cubra a fôrma com papel e leve-a novamente à geladeira, com a cavidade agora voltada para baixo. Após 5 a 10 minutos, verifique se o fundo da fôrma está opaco ou esbranquiçado e então, retire-a da geladeira.
Último passo: Para tirar o chocolate da fôrma, vire-a sobre uma superfície lisa para que o chocolate se desprenda.
Dicas:
O prazo de validade do chocolate artesanal moldado sem adição é de 30 dias. Com adição de ingredientes secos é de 7 dias.
Ingredientes secos que podem ser adicionados ao chocolate temperado: amendoins, castanhas, nozes, uvas-passas, flocos de arroz, crocante de açúcar, etc.
A proporção indicada é de uma parte do ingrediente escolhido para duas partes de chocolate.

BALA DE COCO PASSO A PASSO.




A bala que, fresquinha, é uma delícia e derrete na boca. A confecção da receita de bala de coco exige paciência, atenção e cuidados. Excelente para vendas.
Ingredientes:
  • 1 vidro de 200 ml de leite de coco (integral)
  • a mesma medida de água
  • 1 kg de açúcar refinado
Modo de preparo:Receita de Balas de coco (Passo a passo)
1º passo:
A panela tem que ser de alumínio.
2º passo:
A pedra tem que ser mármore ou, no mínimo, granito e tem que estar bem gelada. Se necessário, colocar um saco plástico com pedras de gelo, no mármore, até ficar bem frio.
3º passo:
Colocar o leite de coco, a água e o açúcar na panela e mexer bem (fora do fogo) até dissolver o açúcar.
4º passo:
Com um pincel molhado em água, limpar as bordas da panela, pois se ficarem cristais de açúcar, a bala pode açúcarar.
5º passo:
Levar ao fogo e não mexer mais. A calda vai subir e depois começar a reduzir. Quando estiver borbulhando e começar a amarelar, abaixe o fogo e comece a testar o ponto.
6º passo:
O Ponto: com a ponta de uma colher, tire um pouco de calda, e jogue sobre uma xícara, com água em temperatura ambiente, fazendo movimentos circulares. A calda cai em fios. Pegue esses fios com os dedos e tente quebrá-los. Se quebrar como se fosse vidro, está no ponto. Caso contrário, continue testando até chegar ao ponto, sempre trocando a água da xícara.
7º passo:
Vire no mármore untado com margarina (não use manteiga, pois a bala ficará rançosa, diminuindo sua durabilidade). É importante que não raspe a panela, apenas vire-a no mármore e deixe escorrer a calda, se não ela pode açúcarar.
8º passo:
Quando as beiradas da massa começar a endurecer (cuidado para não se queimar), comece a virar a massa no mármore, colocando na parte que está mais fria. Quando ficar na temperatura da mão, comece a puxar (esticar/estique várias vezes), até que fique bem branquinha e riscada. Então, corte com tesoura e deixe secar espalhadas sobre o mármore ou um tabuleiro. Após secar (elas já não grudam uma nas outras, mas ainda estão duras), coloque-as em recipiente tampado para amolecer.
Dicas de Mãe:
Validade: 7 dias fora da geladeira; 1 mês na geladeira; quase 1 ano congelada. Sempre em recipiente tampado.
Poderá besuntar as balas com leite de coco e passá-las no coco ralado.
Em casa, parafusei um gancho cromado na parede da cozinha (do tipo gancho para rede); ajuda muito na hora de esticar a massa quando não tem ninguém em casa para ajudar.


fonte dicas de mãe.


Receita de Buttercream de Chocolate.
Receita de Buttercream de ChocolateIngredientes:
2 xícaras de manteiga sem sal em temperatura ambiente
5 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro
1 e ½ xícara de chocolate amargo derretido
3 colheres (de sopa) de leite
1 e ½ colher (de chá) de essência de baunilha
    Modo de preparo:
    Bata a manteiga na batedeira até que ela fique bem clara e fofa. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate, batendo até misturar bem. Acrescente o açúcar, o leite, a essência, continuando a bater em velocidade média até que o buttercream fique bem homogêneo e no ponto.
    Dica de Mãe:
    O chocolate derretido deverá estar frio para ser acrescentado à receita.
    Receita de Chantilly de Chocolate

    Ingredientes:
    200 gramas de creme de leite fresco
    2 colheres (de sopa) de açúcar
    4 colheres (de sopa) de chocolate em pó
    Modo de preparo:
    O creme deve estar bem gelado antes de começar a bater.
    Bata o creme e o açúcar juntos e tire da batedeira antes de atingir o ponto de chantilly. Acrescente o chocolate em pó, misturando com um batedor de arame até ficar da consistência desejada.
    Dica:
    Quando o creme atingir o ponto de chantilly, pare de bater. Se bater demais vira manteiga.



    Receita de Falso Chantilly
    Ingredientes:
    1 copo de leite (bem gelado)
    1 copo de açúcar
    1 colher (de sopa) de emulsificante
    Modo de preparo:
    Bater todos os ingredientes em batedeira em velocidade máxima, até obter o ponto de chantilly.
    Dicas:
    Se preferir, pode fazer com 1 lata de leite condensado.
    Neste caso, não adicione açúcar.
    Sirva em salada de frutas, bolo, sorvetes, etc.
    Poderá, depois do ponto chantilly,  acrescentar 1 colher (de sopa) de pó para gelatina no sabor de sua preferência. Bata até misturar bem.

    fonte: dicas de mãe